terça-feira, 12 de abril de 2011

Termogênicos

 Hoje em dia, existem no mercado muitos alimentos/ fitoterápicos que prometem "mundos e fundos" para auxiliarem na redução da gordura corporal, perda de peso, redução de medidas etc e tal!

Não dá para acreditar em tudo que se lê ! As indústrias de alimentos e laboratórios cada vez visam  aumentar lucros e lançam no mercado muitas opções.... algumas difíceis de acreditar que vão dar o resultado tão esperado, outros muito interessantes!!

Tenho procurado filtrar muito deles, mas venho adotando mais alimentos e suplementos que são sim termogênicos. Os alimentos termogênicos estimulam o metabolismo  a trabalhar num ritmo mais acelerado  e aumentam a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura. Despendem mais energia para serem digeridos.


Como exemplo de alimentos termogênicos temos gengibre, pimenta vermelha, chá verde, cafeína, guaraná em pó, canela, vinagre de maçã, produtos derivados de chocolate, alimentos que contenham ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova), oleoginosas (castanhas/ nozes/ amendoim).

Outras opções são shakes específicos para serem usados na atividade física e suplementos como óleo de cártamo que deve ser utilizado diariamente, antes das refeições.

Vale lembrar que existe uma dosagem diária desses termogênicos e é claro que sozinhos não fazem milagre, devem ser adicionados na dieta de reeducação alimentar e atividade física frequente. Pacientes com sintomas de hipertensão,cardiopatas, gestantes e lactantes precisam ter atenção ao consumi-los, já que o excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia. Sempre peça orientação a seu médico ou nutricionista quanto à indicação e quantidades.
Boa sorte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário